História

Como surgiu a ideia da Mostra saberes?

  • Diante das experiências adquiridas com as conferencias de Brasileiros do Mundo, tivemos o  apoio do Movimento educacionAL ,  a ABRASA foi estimulada pela secretaria do MRE: Adriana Telles, para que retomasse essa ação educativa e importante com os nossos filhos brasileiros e lusofonos.  Assim, ABRASA desde 2005 vem desenvolvendo o projeto arte educação nas escolas, sobre a coordenação Pedagógica da Mestra Ilzimar Oliveira, a ideia principal era o foco nas trocas interculturais. Desta forma, todo o trabalho de português, percussão, dança, música e/ou performance aplicado nas crianças era baseado na realidade de cada uma delas.  Ou seja, eu chegava com um material pré definido e com base na realidade dessas crianças, e com a ajuda delas, construíamos uma nova proposta flexível que servisse como referencia na busca de melhorias para o dia-a-dia delas.
  • A abrasa também realiza todos os anos o dia da Criança e do Professor, pois levamos ao conhecimento do público as necessidades e os conflitos existentes entre professores austríacos de algumas escolas e as nossas crianças criativas. Pois percebemos que a educação familiar muitas vezes reflete na maneira como as escolas encaram os nossos filhos. E já que a educação e acultura são os braços fortes da ABRASA, resolvemos fortalecer o dia da criança e professor por incrementar nele a Mostra Saberes que consiste em uma feira de livros com o intuito de incentivar a leitura. É importante salientar que esta mostra será o primeiro evento com este foco no país e pretende servir de marco e ponto de partida para ações maiores. Neste evento a abrasa estará também promovendo os seus projetos e programas de educação em parceria com o Movimento EducacionAL  e a Literarte.


O que a Abrasa está preparando para o final de semana cultural em Viena?

  • Bom, primeiramente a Mostras de Livros EM GERAL, COM FOCO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL, Exposição de vários artistas brasileiros, atividades lúdicas e criativas para crianças, contamos também com a participação dos pais. E quanto ao resto eu vou fazer mistério, mas garanto que será excelente.


A Abrasa convidou a Literarte para juntas promoverem o Projeto Catavento, fale nos um pouco sobre este projeto e como a Literarte estará apoiando o Catavento?

  • O projeto Catavento na verdade era o extinto “Arte e Educação nas escolas”, que  SE RENOVOU E está sendo Coordenado pela Mestra em educação Lauzalina, pela Socióloga Ilzimar Oliveira E  Cida Menezes. A literarte por sua vez, atua como parceira diante dos projetos literários e editorial do catavento promovendo não somente os livros dos associados, mas ajudando a comunidade presente na Áustria a viajar através da leitura para O CONTATO DIRETO COM A LÍNGUA CONTEMPORÃNEA BRASILEIRA. 
  • ABRASA sempre trabalhou em parceria com associação auStro-portuguesa e aprendeu muito com o Dr. Emanuel Alexandre, um doce e amável português que sempre teve o cuidado de não excluir grupos e sim de somá-los. Aos olhos da ABRASA a  educação não pode ser somente para um determinado grupo. O português é falado em vários países e aqui na Áustria mesmo o foco da abrasa vem sendo resgatar o português como língua de herança diante dos nossos filhos.


Além da Vernisságe a Abrasa estará promovendo a educação de forma geral, qual a sua expectativa em relação a este evento?

  • As expectativas da Abrasa são as melhores possíveis. Como os saberes populares nos ensinaram ao longo dos anos,COMO NO DITO POPULAR,  procuramos não apenas dar o peixe. Mas também a vara, ou seja, oferecer condições para que as pessoas sejam educadas, formadas e possam viver da maneira mais digna. Pois o conhecimento é poder nossa meta é justamente potencializar diante da comunidade da nossa maior referencia no mundo a educação que é a nossa maior saber. Mostrar que educação não pode ser somente um comercio, vamos ganhar dinheiro ou vender cursos, como no Brasil, o que nos diferencia dos demais é o compromisso de entender e compreender a necessidade do que vamos aplicar ou seja conhecemos de perto as lacunas que precisam e vão ser preenchidas, os desafios são muitos, mas a dedicação e a forca de fazer são muito maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário