sábado, 28 de setembro de 2013

Maurício Leite - Promotor de Leitura - Destaque no Blog da Saberes Criativos by Educasat

Maurício Leite - Promotor de Leitura (em Angola-África)
Por Celso Salles,

É com muita alegria e satisfação que tomamos a liberdade de postar no Blog da Saberes Criativos o surpreendente Promotor de Leitura - Maurício Leite. Como ele diz em seu vídeo... "nunca ninguém me convidou, eu vou porque eu quero" e "quando acaba a tolerância de todos aí começa a minha" - Queremos com esta matéria levar este "maravilhoso penetra" aos mais remotos locais deste amplo mundo lusófono. Sintam-se à vontade em convidá-lo ! 

Apresentação
Quem não conhece Maurício Leite…perdeu! Como se pode ler no folheto abaixo, o curriculum vitae é de festejar, para os que amam a leitura. Ele começou pelas águas do pantanal com uma mala de brinquedos de buriti – sua coleção é aí sim, invejável… - e um mini-camarim, com espelho e maquiagem para encenar folguedos da memória oral. O encontro com a literatura infantil transformou o trabalho em Malas de Leitura que já percorreram quase todos os quadrantes da língua portuguesa, em 20 anos ininterruptos, com apoio de grandes instituições… Maurício, de bom , humor e de artes picarescas, comove com ternura seu público, cativa plateias pela simplicidade, a mesma que camufla a larga experiência, o notório saber, o compromisso profissional com a promoção da leitura, sobretudo entre crianças. Quem não conhece Maurício Leite… aproveite!

Eliana Yunes
Professora Associada da PUC-Rio
Cátedra Unesco de Leitura



Trabalhos Oferecidos:

- Oficinas com a Mala de Leitura – uma experiência com promoção do livro e incentivo a leitura que partiu da Amazónia no Brasil e que é trabalhada atualmente nos países de língua portuguesa, nos Estados Unidos, México e Espanha. A Mala de Leitura promove o intercâmbio entre culturas através do livro. Trata-se de um trabalho inovador na formação de novos leitores e que faz da leitura algo divertido e prazeroso.

- Mala de Leitura e Brinquedos Populares de Buriti – Conheça através desta oficina um método especial de educar com livros e brinquedos. Dois trabalhos educativos que conduzem as crianças ao mundo dos livros e da educação não formal. Participe desta oficina e descubra como fazer da aprendizagem e da leitura algo divertido, utilizando métodos simples e ideias criativas.

-Literatura Infanto-Juvenil & Midia - nesta oficina são trabalhadas as possibilidades de leitura da imagem. Como o mundo dos livros para a infância e juventude ganharam com as midias. Como elas aparecem nos livros e como as interpretar. Além das imagens clássicas da história da arte, de estilos como o gótico, o surrealismo, impressionismo, art noveau e tantos outros. Temos também as influências modernas da tv, cinema, desenho animado, computador e jogos eletrônicos. Podemos chamar de Olhos de Ver, ou melhor Olhos de Ler. Ler para além das letras, para interpretar, refletir e desenvolver uma postura crítica diante das imagens. Vamos pois desvendar o mistério das histórias contadas através das imagens.

- Sessões da Hora do Conto com livros. Este trabalho pode ser desenvolvido em sala de aula ou na biblioteca. Tem o objetivo de aproximar a criança e jovem do livro. Duração de cada sessão, 50 minutos.

- Quem tem medo do Lobo Mau?

Uma oficina que fala sobre lobos? Sobre maus? Sobre lobos maus?

(1) “…ninguém conhece a história verdadeira, porque ninguém jamais escutou o meu lado da história”. (2) “…Rip Van Winkle, sentiu um vago arrepio de medo. Espiou ansioso na direção de onde viera o chamado …” de susto em susto, de história em história, abrem-se 15 livros onde lobos, fantasmas, anões, feiticeiras e bruxas criam o medo e o espanto. A análise do texto e da ilustração, levará ao diálogo entre ambos e a uma abordagem artística integrada, onde se cruzam múltiplas linguagens. Chegaremos à produção de novos e misteriosos textos, à identificação de critérios fundamentais para a seleção de acervo e à descoberta de como trabalhar o livro na escola, em casa e na biblioteca, tendo sempre em perspectiva a formação continuada do leitor.

(1) – A verdadeira história dos três porquinhos. Jon Scieszka/Lane Smith

(2) Rip Van Winkle, de Washigton Irving, ilustrado por John Howe.

- Oficina Ponto de Tecer Poesia – esta oficina parte do maravilhoso livro de Sylvia Orthof e apresenta outros livros de poesia para crianças e jovens, num trabalho pratico entre leituras e encantamentos com livros de : Roseana Murray, Marina Colasanti, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Paulo Leminski, poetas russos e muitos outros mais. Vamos tecer poesia.


Contatos: Email: mauriciorei@hotmail.com

Telef.:             00 351 96 341 55 54   

Mais informações em: Facebook: http://www.facebook.com/mauriciorei





Nenhum comentário:

Postar um comentário